quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Entrevista com Tania Anaya










Tania Anaya conversa com A Caverna



Fizemos esta tarde, via e-mail, uma pequena entrevista com a animadora Tania Anaya, que estará apresentando suas animações, Castelos de Vento e Balançando na Gangorra, na 3ª edição da mostra.

Qual é a sua história com a animação?

Quando era estudante de Belas Artes, na UFMG, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Canadá que culminou na criação de núcleos de cinema de animação, um deles sediado na Escola de Belas Artes, em 1988. Tínhamos o braço do National Film Board a nos mostrar e conduzir ao maravilhoso mundo do cinema de animação. A Aída Queiroz, o César Coelho e o Fábio Lignini foram os nossos professores, toda a filmografia e bibliografia foram cedidas pelo NFB. Meus 2 primeiros curtas foram realizados no Núcleo: “Mu” e “Balançando na Gangorra”. Depois fui para Portugal e trabalhei no estúdio Filmógrafo, no filme “Os Salteadores” de Abi Feijó. Voltei ao Brasil, realizei “Castelos de Vento” (1998). A partir de então, procurei outras referências além da animação, trabalhei com ficção e documentário, a possibilidade de integrar diferentes suportes na construção de um filme me deixa entusiasmada, acho fascinante conjugar diferentes suportes, experimentar linguagens. O conhecimento da animação está entranhado e orienta meu olhar e minhas escolhas tanto na ficção quanto no documentário.

Quais são seus próximos trabalhos? Que temáticas e técnicas pensa abordar?

NIMUENDAJÚ: Já foram feitas as pesquisas e um argumento de 20 páginas sobre o etnólogo Curt Nimuendajú. Acabo de receber um prêmio para "desenvolvimento de projeto" (roteiro e orçamento) do Concurso Filme em Minas, bancado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais e a CEMIG. O filme é uma ficção, híbrida, com imagens em 3 suportes: ficção, animação e documentário. Mais ou menos a metade dele será em animação, os estudos de personagens estão sendo desenvolvidos a partir de fotos antigas.

PALMEIRAS DO ALTO, uma parceria com Anna Flávia Dias Salles, é um projeto de filme de animação cuja história se desenrola no Quilombo dos Palmares. Dois personagens que se encontram no Brasil, em Pernambuco do século XVII, conduzirão a trama. Um é africano do Reino do Benim, cujo nome é Eze Nzin (aqui chamado de Adão), e Salomon um jovem francês que recebeu o nome de Jean quando foi rebatizado como cristão novo depois de ter sua família perseguida e seus bens confiscados na Europa.
O argumento e os estudos de personagens estão prontos, estamos preparando o projeto para tentar desenvolver roteiro e story board.

Para maiores informações sobre o trabalho desenvolvido por Tania acesse: www.anaya.com.br


quarta-feira, 22 de agosto de 2007


3ª edição. Agosto 2007

Para terceira edição da mostra teremos uma programação bem diversificada. Serão exibidas animações de Tânia Anaya (Anaya), Luiz Gustavo Bayão (LGB Criação), Luciana F. Silva (Loopdigital), Lúcio Mazzaro (Interrogação Filmes), Romero da Fonte, Marcos Buccine, Rodrigo Édipo, Plínio Uchôa, Maria Gabriela Cruz, Diego Credício, William Paiva e Leonardo D (todos do Núcleo de Animação Barros Melo). Trabalhos de diferentes partes do Brasil realizados com as mais diversas técnicas de animação e muita criatividade.

30 de agosto 18:30hsPalácio Cruz e Sousa
31
de agosto 18:30hs
Cineclube Fundação Cultural BADESC

Animações do mês de agosto

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Sobre a 2ª Edição da Mostra

Amigos,

Gostaríamos de agradecer os diretores das animações, os espectadores e os apoiadores culturais que participaram da segunda edição da mostra A Caverna, realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho.
Esta edição marcou a experiência, muito promissora, da 1ª projeção feita nos jardins do Palácio Cruz e Sousa. As animações de Pablo Rodriguez Jáuregui e Luis Bras foram bem recebidas pelo público, que agradeceu a oportunidade única de assistir curtas-metragens de animação fora do circuito de exibição nacional.

Abaixo um pequeno clipe sobre a 2ª edição e em breve teremos a programação do mês de agosto, aguarde.

Abraços,
Coordenadores da mostra:
Diego Canarin, Renato Magalhães, Rodrigo Amboni e Yannet Briggiler.